Conheça a história de Paracuru (CE)

As melhores praias de Paracuru

A cidade de Paracuru foi fundada em 1951, mas sua história começou muito antes disso. Segundo a Prefeitura de Paracuru, em uma antiga e pequena povoação a beira mar, habitado quase que exclusivamente por pescadores, um dia foi tragado pelas areias amareladas das dunas de Paracuru, obrigando os moradores a construir uma nova vila em um local mais alto e seguro. E foi assim que o Padre João Francisco Nepomuceno da Rocha, nascido no Parazinho, iniciou a construção de uma igreja, edificando ao seu redor as primeiras casas, sendo por esse motivo, considerado o “fundador de Paracuru”.

Em seguida, no ano de 1862, o referido padre doou todas as terras de sua família para a igreja católica para conseguir a elevação da capela de Nossa Senhora dos Remédios à categoria de Paróquia.

No dia 27 de novembro de 1868, com a Lei de n.º 1.235, elevou a categoria de vila à povoação de Parazinho, sendo nomeada de Vila do Paracuru e território desmembrado de Trairi.

Após a sua instalação, ocorreram diversas idas e vindas da sede municipal, por brigas políticas com Trairi e posteriormente São Gonçalo do Amarante. Apenas em 1951, com a Lei de n.º 1.153, Paracuru conseguiu sua emancipação política, passando de distrito para município.

O melhor de Paracuru

Paracuru é um dos paraísos do litoral cearense, conhecido por suas belas praias de águas cristalinas e diversas outras belezas únicas.

Há muito o que ver e fazer na cidade, desde esportes aquáticos, como natação e surf, até passeios ecológicos nos manguezais. A cidade também tem uma rica cultura com uma série de museus, teatros e locais históricos que vale a pena explorar.

Além disso, no centro de Paracuru há restaurantes, lanchonetes, farmácias, mercados e bancos, uma estrutura completa para viver nesse “cantinho” paradisíaco.

Pertinho da capital

O município está localizado a 90 Km de Fortaleza. Ou seja, uma viagem de 90 min pode te levar a um dos lugares mais lindos do Ceará. Tire um tempo para vir visitar Paracuru ou melhor, já pensou em morar aqui?

Leia também: Motivos para investir em loteamentos